Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/accorda/www/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Quanto tempo demora um processo trabalhista? - Accorda
Accorda
Quanto tempo demora um processo trabalhista?

Quanto tempo demora um processo trabalhista?

É extremamente comum que desentendimentos ocorram entre o empregado e seu patrão durante o contrato de trabalho ou, especialmente, com o seu encerramento (rescisão/demissão). Nesses casos, a resposta que vem à cabeça do trabalhador é, geralmente, a mesma: reclamação trabalhista.

No entanto, precisamos sempre lembrar que a reclamação trabalhista não significa, necessariamente, que o empregado irá “se dar bem”.

Além da possibilidade de que o processo dê errado e o empregado perca – podendo ter que pagar de 5% a 15% do valor da causa para seu empregador –, há, ainda, todo o tempo e dinheiro desperdiçados com a burocracia do Poder Judiciário.

A exemplo disso, temos que um processo trabalhista costuma demorar, em média, seis anos para ser completamente resolvido.

Imagine que, nesse longo período, além de não haver certeza de que receberá as quantias devidas, o trabalhador ainda terá de arcar com os custos de um advogado trabalhista e perderá seu tempo com procedimentos demorados e pouco efetivos.

Com esse cenário custoso, burocrático e demorado, o trabalhador pode se perguntar: não há outra alternativa que seja mais rápida e eficiente?

E é aqui que entra o chamado “acordo extrajudicial”.

Uma alternativa mais rápida: o acordo extrajudicial trabalhista

O acordo extrajudicial, por ter um procedimento mais simples e moderno, é uma alternativa muito mais rápida do que a ação trabalhista, que, como já dito, costuma levar seis anos para apresentar resultados.

Após a Reforma Trabalhista (Lei n° 6.787/2016), a modalidade extrajudicial de acordos teve seu alcance ampliado, podendo, agora, ser utilizado para discussões durante a vigência do contrato de trabalho ou após o seu fim.

Essa alternativa propõe a solução de conflitos entre trabalhadores e seus patrões por meio de negociações amigáveis, evitando toda a burocracia do sistema judiciário.

Para que isso seja possível, indica-se que o empregado busque apoio de empresas especializadas no ramo de negociações trabalhista – tais como a ACCORDA –, a fim de facilitar a comunicação e o debate entre as partes, garantindo um bom resultado para o trabalhador dentro das possibilidades do caso em concreto.

Concluídos os debates e assinado o termo de negociação – documento onde estarão as cláusulas negociadas –, o acordo extrajudicial estará pronto e, em um curto espaço de tempo, o dinheiro estará nas mãos do trabalhador.

Essa vantagem fica evidente quando constatamos que, por meio de um acordo extrajudicial, o trabalhador tem acesso ao dinheiro em até 90 dias e o acordo é finalizado, geralmente, em cerca de 100 dias.

Além disso, a negociação extrajudicial não possui qualquer risco, na medida em que, caso o acordo não saia, o empregado ainda poderá ajuizar uma reclamação trabalhista normalmente.

Quanto ao trabalho oferecido pela ACCORDA, também não haverá riscos financeiros. Afinal, os honorários serão devidos apenas nos casos em que o acordo dê certo.  Não é necessário qualquer pagamento prévio para a consultoria especializada oferecido pela ACCORDA.

Adicionar comentário