Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/accorda/www/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Retrospectiva 2022: Uma lista de fatores que mexeram com o bolso dos investidores - Accorda
Accorda

Retrospectiva 2022: Uma lista de fatores que mexeram com o bolso dos investidores

Sabemos que com o ano de 2022 chegando ao fim,  a economia passou por muita volatilidade. Foram altos e baixos que marcaram o ano, gerando mudanças na marcação a mercado em 2023 em relação à renda fixa.

 

Quer saber mais sobre essa mudança? Leia: Marcação a mercado — A renda fixa irá mudar em 2023?

 

Sendo assim, aproveitamos a tradição das retrospectivas de dezembro para realizar uma lista de fatores que mexeram com o bolso dos investidores. E para sermos mais explicativos, aproveitaremos a onda da Copa do Mundo para explicarmos metaforicamente os acontecimentos do mundo da economia. 

1. O segundo tempo do jogo foi onde tudo ficou mais caro!

 

Este ano o brasileiro sofreu com a inflação, pois o aumento dos preços afetaram o bolso e a vida de todos, não só dos investidores e, assim, iniciou-se o segundo tempo do jogo de 2021. 

 

Um exemplo de como isto afetou 2022 foi o mês de março, pois a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, chegou a bater a porcentagem de 1,62%, sendo a maior variação para este mês desde 1994. Por consequência, em 12 meses ela chegou a ultrapassar 12%, ou seja, o brasileiro gastava mais a cada ida ao mercado e saia com a sacola — praticamente — vazia.

 

Da mesma maneira que em 2021, os itens básicos para a alimentação da população brasileira, bateram o recorde de mais de 30%, segundo a IBGE. Porém, os postos de gasolina foram os mais afetados e considerados vilões pelos brasileiros, principalmente os primeiros minutos do segundo tempo. A curva subiu tanto que as pessoas começaram a pesquisar maneiras de fabricarem gasolina caseira. 

 

Por conta dos aumentos para as refinarias, operados pela Petrobras em 2021, os seis primeiros meses deste ano foram afetados. Assim, essa alta foi repassada às distribuidoras até chegar, finalmente,  no consumidor final. 

 

Entre janeiro a junho de 2022, o jogo mostrou-se persistente. No entanto, houveram três reajustes nos preços do litro da gasolina e quatro reajustes no valor do diesel. Porém durante o segundo tempo da partida, tudo virou. 

2. O que quase ninguém viu!

 

Durante julho, a partida foi calma, sendo assim, as refinarias começaram a ter os preços dos combustíveis reajustados para baixo. Consequentemente, a queda da curva colocou a deflação como protagonista deste jogo — pelo menos por alguns minutos da partida. À vista disso, o jogo virou

 

Para que o cálculo oficial da inflação do país seja certeiro, o IBGE faz o levantamento dos preços de centenas de produtos e serviços, dessa forma, define um peso para cada um deles. 

Para melhor entendimento:

 

Se analisarmos a última partida do Brasil na Copa do Mundo de 2022, veremos que o Brasil ganhar teria um peso muito maior para nós do que se a Croácia ganhasse, portanto, assim funciona o levantamento da composição da inflação. Pois, é analisado o peso de cada item e a sua importância que o cálculo da inflação oficial é realizado. 

 

Por exemplo: o feijão tem um peso de importância muito maior do que um celular na vida do brasileiro, pois o feijão é essencial para a alimentação básica da população do Brasil. Sendo assim, qualquer alteração no preço deste produto tem um peso enorme na inflação oficial

 

Neste sentido, os combustíveis têm uma enorme importância porque eles estão em tudo: carros, transportes públicos e em cadeias produtivas de muitos produtos e serviços. Por conta disso, qualquer alteração no seu preço afeta o custo final de muitas coisas.

 

E durante o segundo tempo, os combustíveis começaram a cair e a inflação geral caiu tanto que negativou. Para citarmos a inflação negativa empregamos o termo: deflação

 

Em julho, os preços caíram 0,68%; em agosto, caíram 0,36% e, em setembro, a deflação foi de 0,29%.

 

Nada obstante, a queda de preços não foi sentida por todos, mesmo que os combustíveis tivessem uma participação um tanto quanto direta nos preços de muitos produtos e serviços, eles não conseguiram barrar o aumento de tantos outros itens, principalmente dos alimentos. 

 

Logo, no final do segundo tempo, por volta de outubro, os preços no Brasil voltaram a subir e registraram um aumento de 0,59%. Entretanto, em novembro a alta foi de 0,41%.

3. O jogo ficou acirrado entre a Rússia e a Ucrânia!

 

Tudo que um jogador faz, afeta o jogo todo e na economia não poderia ser diferente. Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a economia global ficou abalada, porém, a bola foi passada para o Brasil e assim os preços de muitos produtos — que já estavam caros — aumentaram. 

 

Sabemos que a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo, utilizado como base dos combustíveis. Mesmo que a guerra não tenha sido em território russo, este conflito gera muita incerteza no mundo e o valor do barril chegou a ultrapassar os US$ 100 no mês de fevereiro, sendo o maior valor dos últimos sete anos.

 

“Mas como isso afetou o Brasil?” Simples, o petróleo produzido no Brasil segue a faixa de preço do mercado internacional, portanto, esse aumento chegou até você!

 

Fora que além da Rússia ser um grande produtor de petróleo, divide espaço com a Ucrânia quando o assunto é exportação de trigo, o qual é a matéria-prima dos alimentos básicos. Este conflito acabou afetando as ofertas deste produto no mundo, o que elevou os preços. Sendo assim, esse aumento chegou ao consumidor no Brasil. 

 

E para piorar o cenário do jogo, os Estados Unidos e a China não estão indo bem, porém aos 45 do segundo tempo, os dois países conseguiram crescer, mas com algumas complicações. A China está com o desemprego em alta e as exportações em baixa. Nos Estados Unidos, a inflação afeta a renda das famílias e já ultrapassou os 8% em um ano

 

No entanto, esses movimentos desaceleram o jogo — e isso não é bom para o Brasil. Sabe-se que qualquer desequilíbrio mexe com a inflação e com os juros.

4. A renda fixa entrou em campo!

 

Quando todos achavam que o jogo estava perdido, a renda fixa entrou em campo para brilhar e mostrou para o que veio. A renda fixa havia sido considerada para a seleção em 2020, pois a taxa Selic atingiu a mínima histórica de 2% no mês de agosto de 2020. 

 

Durante aquele ano, os especialistas enterravam as esperanças dos investimentos de renda fixa, já que essa modalidade tem aplicações mais conservadoras, nas quais a rentabilidade é entrelaçada a indicadores, como a própria Selic. Um exemplo dos investimentos de renda fixa são: os Títulos do Tesouro Direto e CDBs.

 

Como os juros vem aumentando, esses investimentos voltaram a ficar atrativos em 2022. No início do segundo tempo, o Tesouro Direto havia ultrapassado a marca de 2 milhões de brasileiros com dinheiro investido em títulos públicos, significando um aumento de 15% desde o primeiro tempo da partida

 

Porém, os números de CPFs na Bolsa cresceram menos, quase que 4,7% de janeiro a junho deste ano, segundo a B3. 

E em 2023, o jogo continuará o mesmo?

 

É complicado saber se o jogo continuará o mesmo em 2023, pois a economia não é uma ciência exata, mas mostra alguns sinais e um deles preocupa os especialistas: A recessão global. 

 

Como citado anteriormente, as maiores economias mundiais estão oscilantes, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia não tem data para terminar, e a inflação ainda consome a renda de pessoas em vários países, e tudo isso terá efeito no Brasil

 

Aqui os jogadores não têm muito conhecimento do que pode acontecer durante a próxima partida. Porém, os economistas ouvidos pelo Banco Central têm revisado para cima o crescimento do PIB semana após semana. No entanto, nos últimos relatórios houve estabilidade nessas projeções. 

 

Dia 2 de dezembro foi feito um relatório onde o técnico disse que o jogo pode crescer  0,75% em 2023, assim, a inflação ficará na casa dos 5% e a Selic deve cair lentamente e encerrar o ano que vem em 11,75%

 

Porém, essas projeções podem mudar e o jogo poderá virar a qualquer momento. Mas sabemos, por enquanto, que não tem como a economia mudar tão drasticamente. 

 

Por conta disso, alertamos: prepare o seu bolso para os desafios que enfrentaremos nesta próximo partida

Accorda, o time do seu coração!

 

Nosso time está aqui para te treinar para entrar em campo nessa próxima partida com tudo! 

 

Conte com a Accorda para que seus investimentos sejam realizados com segurança e sem complicações

 

Adicionar comentário