Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/accorda/www/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
O que é a homologação do acordo extrajudicial trabalhista? - Accorda
Accorda
O que é a homologação do acordo extrajudicial trabalhista?

O que é a homologação do acordo extrajudicial trabalhista?

Quando o funcionário cobra o empregador por valores que não foram pagos, é possível acertar as contas sem acionar a Justiça. Nesse caso, deve haver a homologação de um acordo extrajudicial trabalhista. Você sabe como proceder? Siga conosco para tirar suas dúvidas.

Por que homologar o acordo extrajudicial?

O termo “extrajudicial” pode dar a entender que seja um acordo feito à margem da lei. Nada disso! A possibilidade de resolver as pendências financeiras sem entrar com ação trabalhista está descrita na CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. (É fruto da reforma de 2017, que alterou diversos artigos do texto oficial.)

Não se trata de um acerto feito “por fora”, no qual o que vale é a palavra das partes envolvidas. Esse procedimento é conduzido por advogados e tem acompanhamento de um juiz. A homologação nada mais é que a validação oficial do processo.

Isso significa que o acordo trabalhista tem valor legal?

Sim, desde que elaborado corretamente. O acordo tem efeito de título executivo judicial. Isso significa que ele substitui a sentença de uma ação condenatória na Justiça do Trabalho. Na prática, o trabalhador abre mão de um processo trabalhista para receber o dinheiro mais rápido, mas tudo conforme as normas da CLT.

Como é feita a homologação do acordo extrajudicial?

Primeiro, parte-se de uma petição conjunta elaborada por dois advogados: o representante do trabalhador e o representante do empregador. Em seguida, esse pedido é encaminhado ao juiz, que terá 15 dias para marcar uma audiência (se necessário) e efetuar a sentença. Finalizada essa etapa, o acordo extrajudicial está homologado.

Qual é a vantagem de homologar um acordo trabalhista?

O principal benefício de um acordo extrajudicial é a segurança jurídica. Se fosse feito apenas na palavra, sem a presença de advogados, poderia haver má-fé do empregador. O resultado seria, por exemplo, o pagamento de uma quantia baixa demais, incompatível com os valores devidos.

O funcionário que recorre a um acordo também poupa tempo e energia. Quando a pessoa tem dinheiro a receber, é natural que ela tenha pressa. Porém, um processo trabalhista pode se arrastar por anos, principalmente se a empresa devedora entrar com recursos.

A alternativa extrajudicial, por ser mais rápida, evita o desgaste com audiências. Além disso, o pagamento costuma ser realizado logo após a homologação, num período relativamente curto.

Vale a pena tentar um acordo extrajudicial trabalhista?

Isso depende de cada situação. Em geral, recomenda-se que o acordo seja a primeira opção a ser considerada. Afinal, os trâmites são mais simples e rápidos que uma ação trabalhista.

No entanto, nem sempre as partes chegam a um entendimento mútuo sobre o valor a ser pago. Caso o impasse persista, a saída é ir aos tribunais.

E então: entendeu como funciona a homologação de um acordo extrajudicial? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Se você se interessou pelo assunto, continue acompanhando as novidades de nosso blog. Em breve, traremos mais informações sobre Direito Trabalhista. Até lá!

 

 

Adicionar comentário