Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/accorda/www/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Por que a compra de crédito trabalhista tem crescido tanto nos últimos anos? - Accorda
Accorda

Por que a compra de crédito trabalhista tem crescido tanto nos últimos anos?

A solução final de uma ação trabalhista é um processo longo, lento e exaustivo. Seu trâmite pode durar de dois até cinco anos (em média), isso caso não haja imprevistos jurídicos maiores, como mudanças na legislação, efeito vinculativo a uma decisão da suprema instância, que podem tanto atrasar quanto paralisar o andamento do processo. A ação trabalhista é composta por diversas fases: fase inicial (distribuição), audiências (fase instrutória), sentença, recursos e execução, cada uma levando meses, talvez anos para se concretizarem.

 

Leia mais em: Ativos trabalhistas: qual é o tempo médio para a execução da sentença?

Por que entrar com uma ação trabalhista?

 

O empregado que entra com uma ação trabalhista planeja obter a quantia que entende não ter sido quitada pelo empregador anteriormente, como, por exemplo, horas extras, adicional noturno, entre vários outros direitos previstos na CLT. Porém, imagine-se na situação, na qual você precisa deste valor para fins pessoais, fechamento de um negócio ou até mesmo investimentos imediatos. O que você faria?

Como exercer o seu direito sem esperar a Justiça do Trabalho

 

Uma forma alternativa, porém eficiente, de resolver a questão seria vender o seu crédito judicial. Esta opção é utilizada para quem não quer esperar todo o tempo que a Justiça do Trabalho demora para a finalização do seu processo. Tal viabilidade de negócio, em curtas palavras, é uma negociação onde o direito de recebimento de determinado valor de uma ação judicial é transferido para outra pessoa ou empresa, mediante um adiantamento deste valor. Basicamente, você ganhou uma ação contra uma empresa, mas sabe que pode demorar para receber o valor acordado. Neste caso, você opta por vender os direitos desta ação por um determinado valor e recebe de imediato do investidor que comprou seu processo. A isto damos o nome cessão de crédito judicial.

 

Leia mais em: Ativos trabalhistas e cessão de crédito: entenda como funciona esse investimento

 

Cessão de crédito judicial é segura?

 

Apesar de aparentar informalidade, este tipo de negociação está prevista no artigo 286 do Código Civil, e está franco crescimento para auxiliar as pessoas que precisam de dinheiro imediato. Alguns critérios são avaliados, e é necessário elaborar um contrato para a cessão do crédito judicial, justamente para garantir que ambas as partes estejam cientes e seguras do que estão realizando. Todas as cláusulas contratuais precisam deixar clara a renúncia da pessoa que está vendendo sua ação, ou seja, após acordado, o cessionário assume o lugar do cedente no processo.

 

O que essa negociação influência na economia?

 

Para a economia, estas negociações são ótimas, pois oferecem liquidez para os ativos economicamente. Os consumidores finais, assim, conseguem recursos, seja para quitação de dívidas, ou mesmo para execução de projetos pessoais ou profissionais. Como consequência, quanto mais dinheiro circulando, melhor é para a economia do país.

 

Accorda

 

E caso esteja se perguntando onde pode ter esse aporte para fazer sua negociação de compra ou venda de crédito judicial, a resposta você obtém com os especialistas da Accorda. Desde a primeira intermediação, o primeiro contato com interessados, sejam eles vendedores ou compradores, estamos com você para te ajudar a fazer negócios. Graças aos nossos parceiros especializados, nós fazemos assessoria conferindo todo o suporte ao investidor, nos certificando da existência do crédito e analisando os riscos que podem envolver a operação, garantindo sua segurança para você fazer um investimento tranquilo.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estamos aqui para fazer o seu negócio acontecer.

Adicionar comentário