Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/accorda/www/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Investimento em Precatórios: 10 Mitos e Verdades - Accorda
Accorda

Investimento em Precatórios: 10 Mitos e Verdades

No mundo dos investimentos acontecem situações que afastam pessoas que realmente querem investir, pois, pessoas que não estudaram sobre esta modalidade acabam espalhando falsos riscos que, de certa  forma, acabam afastando futuros investidores.

 

Outro fator prejudicial para este segmento financeiro é a ilusão de uma alta rentabilidade fácil, pois muitos entram nesse mundo iludidos de que não terão que realizar esforço algum e, quando percebem a realidade, desistem. 

 

À vista disso, deve-se sempre estudar o mercado financeiro para não cair em FakeNews.

 

Portanto, recomendamos estudar por fontes confiáveis que não irão te iludir, mas que irão certamente te informar e orientar. Informe-se com blogs, artigos e livros; ou mesmo em casas que operam no mercado. Busque sempre ampliar os seus conhecimentos. 

 

Leia sobre diversos assuntos de investimentos em: Blogs Accorda

O investimento em precatórios 

Esse segmento monetário existe há anos e tem ganhado mais espaço no Brasil, cada vez mais chamando atenção, assim, atraindo novos investidores. 

A venda desses ativos acontece por meio de negociações entre o investidor e o credor (dono do precatório). Além disso, para não haver erros inesperados, é necessário saber quem está vendendo o precatório, podendo ser pessoa física ou jurídica. 

 

Neste sentido, os precatórios do Governo Federal tendem a ser mais vantajosos que os estaduais ou municipais, pois obtém um orçamento alto comparando aos outros; mas deve-se ter em mente que demanda um investimento mais alto, visto que o seu retorno é mais rápido.

 

Podemos dizer o mesmo dos precatórios alimentícios, e daqueles considerados prioridade de pagamento, já que, quanto maior a chance de recebê-los de forma mais célere, maior o seu valor de mercado. Dessa forma, torna-se atrativo para quem não necessita do resgate imediato.

 

Todavia, justamente por ele ser um investimento que vem ganhando holofotes no Brasil, existe muita desinformação e, por conta disso, ofusca as vantagens desses ativos.

10 Mitos e Verdades Sobre Esse Investimento:

 

 

  • “Precatórios são muito arriscados porque o Governo não cumpre o pagamento”

 

Mito! O Governo Federal sempre pagou em dia até o fim de 2021. Deve ser dito que ocorrem atrasos em entes municipais e estaduais, mas os pagamentos sempre são feitos.

 

 

  • “Eles não têm correlação com o mercado financeiro, então são menos voláteis”

 

Verdade! É fato que os precatórios não têm relação com a Bolsa de Valores. Em vista disso, sua dinâmica segue seu próprio caminho. Dessa forma, os investidores não precisam se preocupar com oscilações bruscas de mercado.

 

 

  • “A PEC dos precatórios é um calote do Governo Federal nos credores de Precatórios”

 

Mito! O Governo Federal apenas reduziu o percentual do orçamento destinado ao pagamento de precatórios para poder usar o dinheiro restante em programas sociais. Entretanto, com menos recursos, os precatórios que deveriam ser quitados em 2022, irão ser pagos no próximo ano. 

 

 

  • “Os precatórios são ativos de baixa liquidez”

 

Verdade! Ao investir em precatórios, deve-se esperar a data estipulada pelo pagamento, sob pena de perder rendimento e ainda pagar taxas. Portanto, necessário ter em mente os prazos de retorno de cada operação, cientes de que o valor investido deverá ficar aplicado por este tempo.

 

 

  • “A renda dos precatórios é mais que 20% ao ano”

 

Esta afirmação não é mito e nem verdade, depende de cada caso! Depende de cada operação e suas variáveis. 

 

 

  • “No mercado secundário, é impossível negociar as cotas de precatórios”

 

Mito! Por meio de empresas financeiras, você pode tokenizar os seus ativos e assim negociar na plataforma utilizada.

 

 

  • Antes de comprar um precatório, deve-se checar se o título não foi usado como garantia de uma dívida ou de espólio”

 

Verdade! Para não correr o risco do seu dinheiro ficar preso na Justiça, deve garantir que o precatório não foi usado antes como garantia de dívidas ou espólios. 

 

 

  • “Precatórios são ativos de renda fixa com garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC)”

 

Mito! O FGC protege investimentos de renda fixa como CDB e Poupança, mas não protege investimentos de renda variável.

 

 

  • “Tão seguro quanto o Tesouro Direto”

 

Verdade! O Tesouro Direto é considerado um título de dívida do Governo, tal como os precatórios. Além disso, o pagamento dos precatórios é ordenado pela justiça e só não ocorrerá o pagamento se o Estado quebrar.

 

 

  • “Deve-se buscar empresas confiáveis para fazer análises detalhadas de cada precatório”    

 

Verdade! Por este motivo que a Accorda está aqui! Conte conosco para te ajudarmos. 

Accorda

A Accorda Ativos Judiciais está aqui para te ajudar e intermediar as suas negociações! 

 

Entre em contato e nós tiramos todas as suas dúvidas!

Adicionar comentário