Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/accorda/www/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Novos Horizontes: O Salto da Accorda e os Desafios do Mercado de Ativos Judiciais - Accorda
Accorda

Novos Horizontes: O Salto da Accorda e os Desafios do Mercado de Ativos Judiciais

Como o final de 2023 e início de 2024, depois de quase 5 anos de mercado – anos estes de muito aprendizado, muitas conversas, desenvolvimento e incremento de parcerias com fundos de investimentos (mais de 28 fundos parceiros neste período), de estreitamento de relações com escritórios e advogados, de qualificação.  

 

De definições, de bons números e resultados (mais de R$ 30 milhões intermediados/negociados); decidimos, então, em conjunto com nossos sócios, avançar.

 

Nos desafiar, sair de uma zona de conforto e dar um passo a frente, sempre com os pés no chão, com equilíbrio, prudência e austeridade. Mas, agora, partindo para um novo momento da empresa.

 

Nossa decisão foi impulsionada, e se baseou, por este novo cenário de mercado, no qual a negociação de direitos creditórios trabalhistas toma um outro contexto. Seja a partir da consolidação do entendimento do judiciário acerca das operações (que como qualquer outro negócio, precisa cumprir procedimentos e regramentos específicos); seja pelo amplo conhecimento que se passou a dar ao tema junto à imprensa especializada e redes sociais como um todo.  

 

Ou mesmo pelo investimento dos fundos que se amplia a cada ano na busca por mais e melhores créditos, ou ainda no cada vez maior número de ações e estoque de processos e valores que se acumulam na Justiça do Trabalho – em que pese o esforço hercúleo de juízes e magistrados para mudar esta realidade.

O reaquecimento dos Precatórios: Decisões do STF e Estratégias Municipais impulsionam o mercado

 

De outra banda, o mercado de precatórios se reaquece definitivamente a partir das decisões recentes do STF e da retomada dos pagamentos nos prazos devidos dos débitos federais.

 

Some-se a isso, a necessidade de reduzir estoques com precatórios também obriga municípios e Estados a seguir caminhos que busquem agilizar os pagamentos e repasses, mesmo que por meio de acordos diretos.

 

Por fim, temos ainda a consolidação do uso de precatórios como instrumento para pagamento/compensação de débitos fiscais junto à União, Estados e Municípios, que contribui e movimenta os negócios, sempre.

 

Potencial Gigantesco à Espera de Investimentos

 

Precisamos falar também dos precatórios trabalhistas, que representam um volume gigantesco de recursos, mas que por incrível que pareça, ainda recebem investimentos em baixíssimo volume frente ao potencial verificado para negociação. 

 

Pois bem, avaliados estes pontos, o trabalho todo realizado, a expertise adquirida pela empresa nestes anos e, principalmente, a partir da consolidação de parcerias fundamentais para o negócio formalizados ao final de 2023 – e que aproximou a Accorda de um dos maiores fundos de investimentos em ativos do Brasil – não tínhamos outra opção, que não seguirmos o nosso caminho, darmos o passo adiante.

Transformação e Compromisso: Novos rumos da Accorda em busca da excelência

Neste contexto, decidimos desde passar a atuar em outra sistemática e modelo de trabalho (atualmente integralmente em regime presencial), constituir uma nova sede, investir e ampliar nossa equipe e gama de parceiros. Qualificar o processo comercial, a experiência e o relacionamento com o cliente, aplicar recursos e incorporar tecnologia, aprimorar a gestão e também a governança.

 

Por outro lado, a manutenção de princípios e valores fundamentais para a empresa e para o negócio, reforçam a crença naquilo que se vem realizando e no modo como decidimos nos relacionar com o mercado: transparência, respeito aos stakeholders, lealdade a nossos parceiros, cumprimento da legislação e às regras de mercado, simetria nos negócios (busca do melhor para todos).  

Desbravando Novos Mares em 2024: Junte-se a Accorda nessa Jornada!

 

O desafio é grande, mas a confiança nos parceiros conquistados no decurso da jornada, na equipe que constituímos, na bagagem obtida nestes 5 anos e a leitura de que há muito ainda a ser feito, nos motiva profundamente na busca por novos mares.

 

Convido-o a seguir conosco em 2024, aqui pela News, pelas redes sociais da Accorda, pelo nosso site e agora, por que não, para tomar um café conosco quando estiver em Porto Alegre, aqui na Manoelito de Ornellas, 55/601.

Adicionar comentário